“Você deve experimentar a escuridão para conhecer a sua luz.” – Debbie Ford
Para nos conhecermos melhor e evoluirmos é imprescindível passarmos pelas nossas zonas de escuridão, de sombras. Aquelas partes nossas as quais não queremos nem ouvir falar, que negamos até a morte, projetando nos outros e apontando como falhas “deles”.
Não é necessário ir até o fundo do poço, mas entrar em contato com o que há de mais difícil, “sujo”, “feio”, inaceitável, mas REAL sobre você mesmo/a. Seus defeitos, sentimentos negativos (mágoas, ódio, ressentimentos, medo, inveja…) e tudo que você não se sente feliz em ter.
É só quando você aceita seus defeitos e partes negativas, integrando-os na pessoa que é como um todo, se perdoando e respeitando por isso, que consegue entendê-los, enfrentá-los e acabar com eles.
Conhecemos o frio porque sabemos o que é o quente. Conhecemos a felicidade porque sabemos o que é a tristeza. Como diria Lulu Santos: “não existiria som se não houvesse o silêncio.” A luz só tem função quando está escuro.
Aceite seus defeitos e falhas! Integre-os, agradeça e cresça com eles! Ame-se por inteiro! Chega de fingir e esconder de si mesmo a sua verdade!
Estamos em evolução e somos perfeitos em nossas imperfeições! Elas dizem muito sobre nós!
Acredita e vai!