Sobre amor próprio e orgulho

Amor próprioAmor próprio é diferente de orgulho.

Muita gente confunde amor próprio com orgulho. Aonde começa um, onde termina o outro? Amor próprio (ou autoamor) tem a ver com respeito, com valorização, com cuidado, com autoestima. Orgulho (no sentido negativo) tem a ver com ego, com a admiração pelo próprio mérito, com arrogância, se colocando acima das pessoas, e se comparando com elas.

Amor próprio pode “virar” orgulho e ser usado como desculpa para “não dar o braço a torcer”, entre outras coisas: “Ah, não faço isso porque tenho amor próprio, a culpa não foi minha!”. Amor próprio não tem a ver com culpa, comparação, maior/melhor, quem ganha, quem perde.

Quem está seguro de si e se ama, não precisa provar nada para ninguém, não se sente ameaçado pelo outro nem precisa se sentir superior para ficar bem. Quem se ama não se sente mal por pedir perdão, se liberta; não se interessa em saber quem são os culpados, mas faz sempre sua parte, independente do outro; e abre mão do ego para ser feliz, buscando paz e harmonia nos relacionamentos.

Já o orgulhoso nem pensa em pedir perdão, pois o outro tem sempre culpa; prefere ficar sozinho do que ir atrás de alguém que o magoou, para não parecer “confissão” de culpa.

Quando nos amamos, todos se beneficiam, inclusive o outro que terá alguém agradável, feliz e bem resolvido para conviver. Amar-se é saber reconhecer seus defeitos e fraquezas e respeitá-los, valorizando-os e honrando a existência deles. É saber reconhecer suas necessidades e desejos e buscar satisfazê-los. Ter amor próprio eleva a autoestima.

 

E você…

quanto você se ama? Você consegue diferenciar quem está regendo sua vida e suas atitudes: o orgulho ou amor? Para não nos deixamos levar pelo orgulho de forma negativa é necessário se perguntar: “por que estou agindo assim? Como me sinto com tudo isso: lesado, me sinto leve, me sinto com raiva? O que ganho agindo desta forma?

Às vezes, pode ser bem difícil reconhecer e aceitar os momentos em que agimos baseados no orgulho pois ficamos cegos e achamos que estamos certos. Tente olhar de cima, como se fosse outra pessoa, e analise. Na dúvida, deve ser orgulho. O amor é leve!

Acredita e vai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *