Como você se relaciona no trabalho?
Pessoas com inteligência interpessoal conseguem se relacionar bem em qualquer ambiente e com qualquer pessoa. São aquelas que conseguem se colocar no lugar do outro, entendendo suas necessidades e pontos de vista. Percebem os sentimentos alheios e expressões faciais, identificando o que podem fazer para ajudar. São pessoas queridas pela maioria, pois são genuinamente empáticas.
Conseguem ter relacionamentos mutuamente satisfatórios (em que todos saem ganhando). São pessoas que sabem ouvir o outro e que ajudam-no a lidar com as emoções de forma adequada e positiva. Compartilham de ideias, colaboram na ação, dividem responsabilidades e são parceiros. Sabem colocar seus limites e respeitam o dos outros.
Elas conhecem bem suas fraquezas e forças, e se importam em serem pessoas boas e justas. Confiam em seus instintos e são boas juízas de caráter, não se ofendendo facilmente nem cultivando rancor pelos outros. Não se prendem ao negativo, são leves!
Geralmente, dão ótimas líderes pois sabem gerenciar equipes, se interessam pelas historias e vidas das pessoas, identificando o que as motiva, como trabalham e como obter o melhor de cada um dentro do seu papel.
São automotivadas e sabem quando desacelerar, conseguindo estar presentes no momento e desfrutar a vida. São pessoas generosas, que perdoam a si mesmas, tem a mente aberta e praticam o olhar de gratidão pela vida.
E quem não é assim?
Pessoas com pouca ou nenhuma inteligência interpessoal são aquelas que não trabalham bem em equipe, que se preocupam muito consigo mesmas e, às vezes, tem posturas autoritárias e de competição desleal. Sentem-se muito inseguras em relação à sua posição, se agarrando aos seus “superiores” na hierarquia, e desprezando quem acham que é mais fraco, ou está “abaixo hierarquicamente” delas.
Podem se atrapalhar no que tem a fazer, delegando suas tarefas e responsabilizando os outros por algo que lhes cabia. São leais ao que acham que é certo e ao seu próprio desejo, o que as deixa instáveis aos olhos dos outros.
Todos podemos ter uma ou outra característica de ambas as partes, o que não nos define como tendo ou não estas habilidades. É importante nos avaliarmos para entendermos onde estamos falhando em nossas relações e onde podemos melhorar. A inteligência interpessoal é muito mais vista e avaliada atualmente em entrevistas de emprego e avaliações de desenvolvimento nas empresas. O QI deixou de ser o mais importante, pois sem habilidades sociais dos seus funcionários, a empresa não vai longe!
Acredita e vai!