Meu heroi, meu pai…
Dia dos pais no Brasil passou e é uma boa oportunidade para fazer uma retrospectiva do que aprendemos com eles, nossos grandes exemplos!
Agradeço sempre imensamente pelo pai que tenho, por tudo que ele me ensinou e vem me ensinando com sua sabedoria (que deve vir de outras vidas)! Ele é o meu herói e o nosso “guru”. Tem sempre com alguma frase e ensinamento pra refletirmos, que não dá chance para nenhum drama ou vitimização!
Ele é o melhor pai e a melhor pessoa, e não há quem não o conheça que não goste dele. Ele é um chefe empático, padrinho amado, tio querido, amigo engraçado, vovô carinhoso e presente, e um pai maravilhoso. Ele é divertido e sempre tem uma piadinha para falar e uma ideia para alegrar o ambiente.
Falando em piada, ele nunca permitiu nem gostou de ouvir piadas preconceituosas ou de baixo calão. Para ele todos são iguais e merecem respeito.
A lista de aprendizados que tenho com ele é tão grande que fica difícil escrever.
Ele me ensinou a tocar bateria (eu sabia o básico) e que é muito importante arranjar tempo para fazer seus hobbies, mesmo com a rotina estressante do dia a dia; ensinou que nunca é tarde para fazer o que se ama ou aprender algo novo!
Aprendi com ele a usar as ferramentas necessárias para me virar sozinha em casa: para arrumar coisas, colocar durepox, prateleiras, furar paredes, trocar varal… coisas super uteis para minhas infinitas mudanças! 😉
Aprendizados pra vida
Com ele aprendo como deixar a criatividade fluir, vendo suas invenções e criações. Ele é hipercriativo e está sempre inventando brincadeiras ou brinquedos com papelão, isopor e madeiras para o netinho brincar. Ele gosta de trazer brincadeiras antigas e de incentivar o contato com a natureza e os animais. Ele nos ensina que o mais importante da vida é o simples e a conexão com a natureza!
Adoro conversar com ele, ver a tranquilidade com que ele aceita os desafios e as decepções da vida, e ver quão grande ele é. Ele é o que fala e mais. Ele mostra pelo exemplo como ser feliz, leve, e escolher olhar só o lado bom da vida, com otimismo, autorresponsabilidade, e amor. Ele é puro amor. Pura emoção. E nos ensina que sempre temos força para aguentar o que nos vem.
Ele nos fala e cobra para sermos responsáveis pelas nossas escolhas e sabermos que tudo que acontece é para nosso aprendizado.
É o ser humano mais correto e honesto que conheço, e mesmo diante de injustiças que acontecem, se mantém sereno e ponderado, aceitando o que vem sem apontar culpados. Simplesmente confia que as coisas são o que são e que temos que passar por isso.
Ele me mostrou o perdão, a não guardar raiva nem ter sentimento de vingança, e, ao contrário, ele dá segundas chances porque acredita no lado BOM das pessoas.
Ele sempre leva em conta o bem-estar de todo mundo envolvido e visa o crescimento de todos. Só quer o bem, seja de quem for, e diz que fazer o bem faz bem à saúde!
Falando nisso, ele adora ajudar os outros e é bastante paciente quando precisa ensinar algo a alguém.
Ética e empatia
Ele é extremamente ético e nos mostra como conquistar nosso lugar pela nossa capacidade e esforço, sem passar por cima de ninguém e nem trapacear. A sempre dar o nosso melhor, pois o que importa “é a consciência de sabermos que fizemos o máximo que podíamos”. Ensinou que a paz da consciência é o mais importante da vida.
Ele é o exemplo daquela frase “você quer ter razão ou quer viver em paz?”, escolhendo sempre viver em paz, me ensinando a dar valor ao que tem valor, relativizando as coisas. Ele não entra em brigas desnecessárias e consegue acabar com a discussão na hora.
Ele sabe ouvir as pessoas de verdade e nunca se intromete se não é chamado. Ele pensa bem antes de falar, e nos ajuda a centrar através de algumas perguntas e seus sábios conselhos (é um coach nato!). Diz com carinho o que precisamos ouvir, mesmo que doa mais nele.
Quando estou em dúvida sobre que caminhos seguir, lembro de uma frase que ele diz algumas vezes: “se estamos no caminho certo, do bem, tudo flui”. E fico atenta aos resultados do que planto para entender esses sinais.
Sem sofrimento!
Ele é da filosofia de não sofrer por antecipação, pois assim, você evita sofrer “duas vezes!”. É um exemplo de foco no presente, sem guardar ressentimentos passados e nem antecipar os fatos que não controla. Isso ensina a viver com mais leveza, confiando mais na vida e gastando energia com o que realmente precisamos.
Ele é uma pessoa maravilhosa, que se orgulha e se emociona com as vitorias de quem ama, vibrando e apoiando o que fazemos. Mas também nos ensina a nos responsabilizar pelas consequências dos nossos atos, sem passar a mão na nossa cabeça. Ele não fica remoendo nossos erros, mas nos estimula a olharmos para eles procurando melhores saídas.
Admiro muito o jeito dele resolver os problemas que tem. Ele pensa bem antes de agir, mas se vê que não tem solução, não fica se atormentando, e enfrenta sem drama as dificuldades que aparecem. Sempre com um pensamento positivo e com muita perseverança.
Um budista em casa
Às vezes acho que ele tem a sabedoria de budas e filósofos. Tudo aquilo que eu aprendo no coaching, com a alta performance e com a espiritualidade, ele já pratica a vida toda. Não existe um dia na vida que ele acorde de mau humor reclamando do dia que terá, por pior que seja. Pelo contrário, ele sempre agradece pelo dia e põe na cabeça que será um dia como ele quiser.
Ele acredita que as pessoas de bem sempre vencem, mesmo que demore.
Ele ama estar com a família e a defende com unhas e dentes, curtindo cada momento e demonstrando sua gratidão pelo que tem!
Para ele, o que importa é que todos que ama estejam felizes, mesmo que longe dele, cada um na sua caminhada.
Só tenho a agradecer por tantos ensinamentos, tanta sabedoria e alegria em estar na companhia dele! Ele me ensinou a ser a “princesa nada indefesa” e a olhar o mundo de forma mais doce e calma.
Uma vez ele me disse que, no mundo como está hoje, ele tinha vergonha de ser Ser Humano. Talvez seja porque ele não é. Talvez seja porque ele é um ser iluminado, um Ser que veio ensinar.
Se eu for metade do ser humano que ele é, estarei bem!!!
Obrigada, papito! Gratidão por você existir, por ser esse exemplo. Por você ser meu pai. Por ser da minha família, pela sua vida! Pela pessoa linda que você é. Te honro! Por tudo.
Te amo até o infinito e além.
2 comments for “O que aprendi com meu pai”