Você sabe perdoar?

O perdão liberta.

Perdoar é um dos desafios mais difíceis que temos na vida, não? Exige total entrega, desprendimento do ego, vontade de mudar e evoluir! Quando perdoamos o outro não estamos fazendo um favor para ele (muitas vezes ele nem tem consciência disso), mas para nós mesmos. O perdão é um bem, é uma doação (per- DOAR).

Perdoar é decidir se libertar, não sentir mais dor, deixar o passado lá para trás, parar de levar consigo sua “SACOLA de mágoas” que pesa e atrasa a vida. Quando perdoamos, assumimos de vez o que projetamos no outro (e não fomos atendidos) e nos separamos dele.

Percebemos que não foi a pessoa que nos magoou, mas nós que nos magoamos porque “esperávamos algo diferente” dela. Assumimos finalmente nossas expectativas e aceitamos o que aconteceu naquele momento como sendo o melhor.

Se assumirmos que temos parte da responsabilidade nesta historia e identificarmos qual é, quem sabe conseguimos parar de bancar os juízes, donos da verdade, no julgamento dos erros dos outros.

Perdão

Será que ressignificando o que houve de outra maneira, ainda teremos esta mágoa? Se conseguirmos olhar para cada mágoa do ponto de vista de quem nos magoou, quem sabe isso não nos ajude a eliminar a dor no coração e o peso nas costas!

Perdoar é perceber que o que o outro nos fez é um mal passageiro, que nos deixou um aprendizado. O rancor que fica é obra nossa, é decisão nossa. Acabamos estendendo a historia muito além do que na realidade aconteceu.

Isso também serve para perdoar a si mesmo. Deixar de se cobrar tanto, esperar a perfeição de si e dos outros, e aceite os erros e frustrações como algo a se trabalhar e deixar no passado. Pare de pensar “devia ter feito isso. E se fizesse…”, fazemos o melhor que podemos diante das situações. Estamos todos procurando evoluir, não se culpe tanto, muito menos por coisas muitas vezes tão pequenas.

A lição fica, o erro passa. Liberte-se. “E-LEVE-SE!”.

Acredita e vai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *