Você decide!
Sabemos que toda escolha tem sua consequência, mas muita gente culpa os outros pelo que aconteceu, pela sua decisão. Se engana quem pensa que “eu não escolhi, deixei o barco correr” não é uma escolha. Decidir fazer nada, decidir não escolher, decidir “deixar a vida te levar”, decidir que o outro escolha por você (mesmo que “sem querer”), também são escolhas suas.
Escolher culpar os outros é uma péssima ideia: você neste papel de vítima não toma as rédeas da sua vida e fica se escondendo atrás disso como uma desculpa para se “proteger” e não encarar o que te dói, para não sair do lugar porque “não foi você que quis isto…” A quem você engana??
Suas escolhas, sua responsabilidade! Responsabilidade é diferente de culpa. Seja como for, assuma suas decisões e não culpe ninguém pelos resultados obtidos. Você, e só você, é que escolheu isto, querendo ou não. Arque e aceite o que vier sem reclamar. Lembre-se de que o que vem é sempre para a nossa evolução e aprendizagem.
Isto vale também para como você escolhe se sentir diante das circunstâncias da vida e coisas que você não controla.
Só quando nos apropriamos inteiramente de nossas escolhas (com erros e acertos) é que nos empoderamos de quem somos e nos tornamos livres, leves e completos! Como a vida. Tudo flui e você se desamarra das pessoas, tendo maior autonomia sobre si mesmo. Pense! Faça sua escolha: vítima ou responsável?!
Acredita e vai.