A importância dos ritos de passagem (rituais)

RituaisÉ importante celebrar cada fase para conseguir passar para a outra.

Cada fase da nossa vida tem sua importância e nos ensina algo, nos preparando para as que estão por vir. Em alguns momentos, é importante vivenciarmos essas mudanças com o que chamamos de ritos de passagem, que são rituais sociais que marcam a mudança de uma etapa para a outra, separando o término e o começo. Passamos por eles mesmo sem saber, como por exemplo, formaturas, casamentos, velórios, batizados, bar-mitzvah e outras cerimônias religiosas e culturais.

São celebrações que marcam momentos importantes nas vidas das pessoas e existem como uma forma de “unificar”, inserir aquele ser no mundo em que vive. Os ritos nos trazem segurança e nos são familiares porque sempre existiram. Eles estão também nas pequenas coisas do dia a dia de uma cultura: imagine um aniversário sem parabéns!! A alfabetização, por exemplo, é um rito, uma grande mudança na vida da criança, lhe dando uma nova identidade e papel coletivo!

Rituais são extremamente importantes para nos sentirmos mais pertencentes, coisa que buscamos a vida toda!!! Por isso, comemore todas as mudanças de fase, de status, de vida! Faça festas, viagens, arranje um jeito de celebrar ou vá pro tradicional. Não deixe passar em branco cada conquista sua!

No caso de uma perda, também é importante de alguma forma vivenciar este luto, criar um marco, um rito (ir ao velório, enterro, enfim…) para que isto seja trabalhado internamente!

A mente e o coração precisam sentir e vivenciar o MARCO concretamente para conseguirem fechar os ciclos e abrir novos. É preciso sinalizar para si mesmo o que você passou, e para conseguir experimentar inteiramente o que está por vir. É uma passagem para um novo ciclo! Celebre muito, viva intensamente!

Acredita e vai!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *