A quem você está enganando?

Mentiras“Mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira.” – Legião Urbana

Já parou para pensar quanto nos enganamos com mentiras bobas que contamos a nós mesmos? Tentamos nos convencer de que está tudo bem quando não está. De que estamos felizes quando não estamos, de que estamos bem naquele relacionamento, só que não.

Aprendemos a não enxergar a verdade (negá-la) como uma defesa porque nem sempre ela é linda e nos faz feliz. Fomos programados para evitar a dor. Evitamos a dor porque tememos não aguentar a verdade, porque queremos nos iludir só mais um pouco para quem sabe, assim, nos convencermos e transformarmos a realidade. Tudo isso inconscientemente. Afinal, quem gosta de sofrer, certo? E nossa mente quer repetir situações de prazer e repelir as de dor.

Mas o que não percebemos é que negar a verdade dolorida alivia o sofrimento momentaneamente, mas não impede de ele vir em dobro quando tivermos que encarar a realidade. É como se nos enganássemos por um tempo.

 

O que fazer?

Enxergar a verdade nos obriga a um posicionamento, a fazer algo a respeito, e isso nos tira da zona de conforto, onde queremos ficar. Por exemplo, aquela pessoa que não quer enxergar que está acima do peso e não se exercita e come de forma errada. O que acontece na hora em que ela se dá conta do que está de fato acontecendo? Ela se culpa, ela se sente mal, culpa os outros, nega novamente sua condição, e passa por todo um processo de sofrimento porque postergou esse momento.

Não estou dizendo que é fácil olhar para a verdade nua e crua. Ela dói muitas vezes, mas te poupa de sofrimento desnecessário. Ao se apropriar do que é seu, do que você pode fazer e começar a fazê-lo, ( autorresponsabilidade), você se liberta. E vê que não era tão difícil quanto parecia.

Mentir para si mesmo é se enganar duas vezes, tirando de si a possibilidade de mudança e desenvolvimento do seu autopoder. “Ela salva seu presente, mas condena seu futuro.” (Buda)

Quais são as mentiras que você conta a si mesmo que te impedem de ser mais feliz e autêntico? Quais são as que você não quer ver? Do que você foge?

Acredita e vai

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *