Autorresponsabilidade
Você e só você é responsável pelo que te acontece hoje, pelo que te aconteceu ontem e pelo que te acontecerá amanhã. São suas escolhas, suas atitudes, seu comportamento e até suas emoções que te levam para esse caminho.
Seja uma doença, um estado mental, um estado emocional ou uma situação externa que te impede de viver aquele sonho ou aquela vida que você sempre quis, tudo isso foi atraído por você.
O primeiro passo para mudar essa condição é entender que foi você quem criou isto e ninguém mais é responsável. Chega de fazer papel de vítima das circunstâncias, do “pagador de pecados”. Aproprie-se da sua situação e encare-a de frente!
O segundo passo depois de assumir a situação como resultado de algo que você criou, é tentar identificar o que foi que te levou a isto: suas crenças, seus pensamentos, seus pré-conceitos, suas atitudes negativas, suas expectativas, sua dificuldade em se impor e dizer “não”, sua negligência para consigo mesmo… E pensar para que você criou isto. Para se proteger do quê? O que você ganha?
Identificando o que te levou a tal situação, o terceiro passo é eliminar este comportamento da sua vida. Mudar! Desapegar disso que talvez te dê uma sensação de segurança, que talvez te seja cômodo e habitual, mas que só te faz mal e trava a sua vida, entende? E assim, se apoderar da nova situação: a de ser dono de si, de controle, de poder escolher um novo fim! Você consegue!
Acredita e vai!