As funções do medo

“O medo não é real.” – Deepak Chopra

Já reparou como, na maioria das vezes, temos medo de coisas que não são reais, que existem somente em nossa nossa cabeça? O sentimento acontece, mas a razão dele é ilusória. Tememos o que pensamos que pode acontecer; tememos a reação imaginária dos outros; tememos o possível fracasso, ou a esperada vitória; tememos o fim de relacionamento que nem bem começou; tememos não ser bem recebidos no emprego novo; tememos não fazer amizades; tememos a perda de familiares…

E o que acontece quando você passa pelo “perigo” e nada te acontece? Você vê que tudo que tinha imaginado e temia não existiu. Mesmo quando o pior ocorre, ele não vem como imaginávamos, e o que descobrimos é que temos muito mais força do que pensávamos que teríamos.

O fato é que sofremos muito mais pelo que pensamos do que pelo que acontece. O medo serve para nos proteger dos perigos reais que ameaçam nossa vida, que hoje em dia podem ser: assaltos, acidente… Ele surge para nos conscientizar que algo está errado, estranho, ameaçador e nos salva.

Tirando nos salvar dessas ameaças “reais”, o medo tem outras funções. Ele vem como uma bússola para mostrar que o que tememos é importante para nós, é algo desconhecido e nos assusta. Geralmente são coisas que irão nos expor de alguma maneira, e que achamos que envolvem julgamentos alheios, novos papeis, novos posicionamentos internos.

O que é real em tudo isso é a possibilidade que o medo te dá em ficar no lugar, não enfrentar o “perigo”, te paralisar ficando onde conhece. Ele te dá uma bela desculpa!

PerigoComo agir?

Quando sentir medo novamente, faça aquelas perguntinhas: “é real? Posso verificar isso? Estou exagerando? Do que tenho medo de verdade?”. Se conscientizar dos seus medos e do uso que faz deles é um grande passo para seu autoconhecimento e evolução. A coragem surge de conseguir identificá-lo e mudar o resultado de sempre.

Quando tiver sem saber o que fazer, pergunte-se qual seria o pior cenário dentro desse quadro que você imaginou. “O que de tão ruim poderia acontecer?” Após listar todos os problemas, você terá uma maior clareza da sua força e do quanto está perdendo tempo com algo que pode nem existir.

Eu sei como é. Não é fácil mas podemos vencê-lo.

Acredita e vai.

  2 comments for “As funções do medo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *