Como você aprende?

Estilos de aprendizagem

Você sabia que existem diferentes estilos de aprendizagem? Há pessoas que aprendem mais através da observação, outras tem que praticar e outras precisam escutar pra aprender coisas novas.

Abaixo tem uma explicação resumida de cada estilo pra você identificar qual é o seu. Sabendo como você adquire melhor o conhecimento, basta respeitar seu jeito para que tudo flua e você assimile o conteúdo mais facilmente!

Aprendizagem

Shutterstock – Maxx-Studio

Aprendiz Visual:

Ele precisa ver o que o professor faz e costuma escrever ou fazer um esquema do que aprendeu. Ele faz uma imagem mental das informações recebidas e tem uma percepção geral das coisas, estando ciente de tudo ao seu redor.

Tem pensamento e fala rápidos, e lembra com facilidade de rostos e imagens. Lembra de detalhes das coisas que vê, mostrando uma memória fotográfica (por ex: lembra onde na página estava escrita a informação!)

O QUE ATRAPALHA: estímulos visuais conflitantes e muita informação de uma só vez.

DICA: sentar mais na frente na classe, fazer esquemas e usar cores diferentes e ilustrações para estudar.

 

Aprendiz auditivo:

Ele retém a informação através do que ele ouve e vai montando uma historia com os dados recebidos. Ouve tudo a sua volta e gosta de conversar para entender o que fazer. Geralmente pergunta suas dúvidas até ter na cabeça o caminho a seguir.

Seu pensamento é em cadeia e gosta de detalhes e instruções passo a passo. Lembra facilmente do nome das pessoas.

O QUE ATRAPALHA: muito ruído de fundo e estímulos auditivos vindos rapidamente.

DICA: ler em voz alta para memorizar o que estuda, sentar na classe onde pode escutar melhor, discutir o aprendizado com alguém.

 

Aprendiz sinestésico:

Ele aprende através de sensações diversas. Precisa fazer para aprender, guiando-se pela experiência motora!  Precisa tocar, sentir, cheirar, se possível. Assim, lembra muito mais das coisas.

É muito ativo, quando fala gesticula e usa as mãos. Gosta de dançar ao ouvir música. Tem uma organização gradual e chega a conclusões diferentes da maioria.

O QUE ATRAPALHA: estímulos visuais e auditivos conflitantes. Ser impedido de se mover ou fazer algo.

DICA: Tocar, mexer, provar, ter a experiência toda do que for que esteja aprendendo.

 

Conseguiu identificar o seu estilo? A partir de hoje use e abuse desta sabedoria e bons estudos!

Acredita e vai!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *