Você se expressa?
Sabe aqueles mal-entendidos de família ou melhores amigos em que um fica magoado com o outro por algo e aos poucos a mágoa vai aumentando e quando percebem, estão sem se falar? Ou um casal que começa se distanciar ou brigar cada vez mais por algo que ficou sem explicação ou conversa?
O que a maioria dos casos tem em comum é que as pessoas, por algum motivo, não conseguiram se expressar e se ouvir de verdade. Elas talvez não conseguiram expor a real razão de se sentirem mal pelo que aconteceu, e assim, esclarecer as coisas.
A chave de qualquer relacionamento harmônico é a comunicação; ela aumenta a possibilidade das pessoas se entenderem e se aproximarem.
Nem sempre é fácil identificar nossos sentimentos e expressá-los, e ainda corremos o risco de sermos mal-entendidos. Mas quando não comunicamos o que realmente sentimos, podemos acabar nos distanciando de quem amamos.
E por que isto acontece?!
Porque somos orgulhosos. Porque achamos que o outro é quem deve tomar a iniciativa e vir falar conosco. Porque temos medo de magoar e sairmos magoados com a conversa, porque achamos que não vale a pena… Tudo isto porque deixamos nosso ego mandar, ficamos apegados ao sofrimento, ressentimento, à raiva e ao orgulho, e passamos a achar que estamos certos, que somos melhores e quem deve desculpas é o outro. Mas não percebemos que com esta atitude também saímos perdendo.
Não importa quem deu o primeiro passo, desde que a intenção seja resolver a situação. Temos que atentar para o quê e como falamos para o outro e também saber ouvir de verdade o que é falado. A verdade é sempre curativa e libertadora, e ainda abre a chance de um diálogo esclarecedor e conciliador. Ter a oportunidade de esclarecer as impressões e resolver o problema não tem preço.
Faça sua parte: exponha-se e abra-se para a verdade, de preferência, cara a cara. O que o outro fará com isso não lhe cabe, mas já é uma resposta do quanto ele também está disposto a ficar bem com você.
Além disso, a comunicação também serve para identificar problemas e aproximar mais as pessoas através da escuta e empatia!
Acredita e vai.