E se…

Ah… o “e se”…

E se eu tivesse agido de outra forma? E se eu tivesse ficado calado? E se eu tivesse esperado mais? E se eu tivesse escolhido outra profissão? E se ele tivesse me dito que gostava de mim… quantos “e se…” poderiam existir.

“Se tivéssemos feito UMA coisinha diferente nossa vida toda poderia ter mudado!” Mas claro que você já pensou nisso, muita gente vive olhando para o passado e para os “e se(s)” que poderiam ter acontecido.

Olhar para trás e procurar caminhos e saídas diferentes das escolhidas é uma espécie de tortura, pois você sofre em pensar que poderia ter sido melhor do que é, e você começa a se julgar e criticar, desvalorizando todo seu esforço e decisão. O resultado disso é um desequilíbrio tanto energético quanto psicológico; você se afasta do presente, cria uma realidade inventada na sua cabeça (mesmo que momentaneamente), e tenta entender onde foi que “errou”. Cria arrependimentos, culpas, dúvidas, e isso baixa ainda mais sua energia, autoestima e autoconfiança.

E se

O passado passou!

Pra que remexer no que já foi? O fato é que isso não te ajuda a lidar com o problema presente, e nem te empodera para aceitar o que é, e resolver com o que tem de melhor em si. Quanto mais você olha pro passado, para o que “gostaria que tivesse sido”, mais está se distanciando do momento onde você poderia estar começando uma nova mudança, e mais está criando situações parecidas, que podem te trazer novos arrependimentos.

Quer olhar para o passado? Olhe para identificar o que faria diferente HOJE, aprenda a lição e agradeça por ter sido como foi. Só quando valorizamos nossos passos, (mesmo que diferentes de como gostaríamos que fossem), é que aprendemos e amadurecemos para fazer diferente e melhor.

Consegue partir do hoje para fazer diferente?

Comece a desapegar do que passou, pare de tentar identificar o que “poderia ter sido”. Tudo é exatamente como deve ser. Você pode sempre escolher, mas nada é por acaso.

E se… você começasse a viver sua vida agorinha mesmo, olhando para o que se passa neste minuto, acreditando que é capaz e que tudo que te acontece é pro seu bem? 😉

Acredita e vai!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *