Fala terapêutica

Falar

Freepik – yanalya

Falar para curar.

Você jé teve aquela sensação de alívio quando contou alguma historia da sua vida, ou um sentimento de leveza ao falar sobre um problema? São os efeitos da fala.

Quando contamos um problema, dividimos uma emoção ou desabafamos, estamos criando oportunidades de cura e resolução! Isso acontece porque estamos, em primeiro lugar, nos ouvindo, e com isso, encarando melhor o problema, que começa a virar familiar. Começamos a nos apropriar da situação.

Além disso, para transformarmos em palavras qualquer situação, precisamos organizar melhor as ideias, criar uma certa lógica e cronologia para sermos entendidos. Precisamos também nomear sentimentos e ações, e durante este processo, o cérebro vai organizando novas conexões e você vai se organizando emocionalmente. Vai criando uma clareza maior, você começa a ressignificar o que te aconteceu, passando a olhar diferente para aquilo.

A fala te ajuda a clarear os pensamentos, a entender melhor seus sentimentos, a redimensionar a gravidade do assunto e a evitar doenças psicossomáticas!!! Por isso é tão importante colocar para fora o que sente, não guardar mágoas e nem “engolir sapo”.

Você acaba se conhecendo bem mais através da fala! Sim, é como na terapia! O papel do psicólogo é te ouvir e ser o espelho da sua fala. Sabe aquelas velhas frases “fale-me mais sobre isso”, e “O que você acha?”, são jeitos do terapeuta te devolver e fazer você pensar e achar a resposta dentro de si! Um bom terapeuta não é quem te dá a resposta, mas quem te ajuda a enxergá-la. Quem te ouve serve como “espelho” que reflete (joga de volta) para você o que ouviu. Muitas vezes ter alguém que te ouça já te ajuda muito, não?

A fala é terapêutica! Faça o teste. Fale alto, grave, converse com alguém ou procure um psicólogo!! Falar é se dar a oportunidade da autocura!

*Este post não tem a intenção de desvalorizar a psicologia, minha profissão amada, nem comparar a escuta terapêutica com a de leigos. Apenas evidenciar a importância da fala como processo de CURA!

Acredita e vai!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *