Julgamento ou intuição?

Julgamento

Freepik- katemangostar

É julgamento ou intuição quando penso se alguém é ou não confiável?

Para saber distinguir entre um e outro, basta se distanciar da situação e tentar ser imparcial: isto que você está pensando, você sente no coração ou gostaria que fosse verdade?

A intuição vem de repente, com uma forte sensação e você sente no coração. Ela não te cobra para fazer nada, ela não quer atacar a pessoa envolvida; simplesmente sente como uma desconfiança, mas se mantém aberta aos resultados. Ela é paciente e acredita no fluxo, deixando rolar. Traz uma emoção positiva mesmo diante de algo ruim, ou de uma pessoa que ela indica como sendo “negativa”. Porque ela não precisa provar nada a ninguém, não precisa controlar nada. É desapegada do ego. Te liberta, e você fica em paz.

Já o julgamento moral vem do Ego/Superego e da necessidade de criticar e taxar a pessoa negativamente, como se você ganhasse algo quando “coloca a pessoa num certo lugar”. O julgamento corta outras visões diferentes da sua, e tem a ver com a necessidade de se sentir superior à pessoa, de se sobressair. O ego precisa disso para se sentir bem, para vencer; ele está sempre competindo e se comparando, o que gasta muita energia. Ele não consegue viver sem julgamento. E julgamento gera mais julgamento.

Quando está julgando desta forma, você não sente satisfação, mas uma necessidade de controle e uma certa “raivinha” ao pensar na pessoa que julgou. E arranja explicações para se convencer (e aos outros) de que está certo. Você não se sente em paz, mas aprisionado, amarrado.

Agora tente perceber como ocorrem seus “julgamentos”: quem fala através deles, o ego ou a intuição? É algo pesado ou leve? Cada vez que for levado a julgar através do ego, tente enxergar mais amor em tudo, e entender que estamos tentando evoluir, fazendo o nosso melhor. Onde tem amor não tem medo, não tem raiva, não tem ego (falando de maneira negativa). Ouça sua intuição, mas não a confunda com o que você gostaria que fosse verdade e não a utilize como desculpa! Sem julgamentos…

Acredita e vai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *