O que aprendi com minha mãe

Quanto amor!!

Neste mês das mães, nada melhor do que lembrar do que aprendemos com as nossas… Como psicóloga sei que a mãe é nosso primeiro modelo e objeto de amor. E é com ela que vivemos todas as experiências que nos ajudam a evoluir e nos desenvolver para virarmos as pessoas que somos. E como filha, sinto que ela continua sendo meu grande tesouro!

Mãe é única mesmo! A minha me ensina tanta coisa até hoje… É tão difícil falar de alguém que daria a vida por você, que fica doente de saudades, que se dedica até hoje a ajudar os filhos (que já estão muito bem, obrigada!). : )

Minha mãe é a melhor do mundo pra mim, mas quem a conhece sabe bem o que eu estou falando. Tia querida, madrinha amada, irmã elétrica, prima engraçada… Ela é aquela pessoa que está sempre de alto astral, sempre tem um pensamento positivo e olhar otimista para as coisas.

Ela ouve todo mundo e sabe dar puxões de orelha quando preciso, mesmo que precise ir contra os próprios filhos quando estão errados, defendendo genro e noras, porque ela sabe ser justa! (Que eles não leiam isso!)

Sabe abrigar todo mundo que precisa debaixo das suas asas e se pudesse, ninguém saía de lá! Tem a casa sempre aberta para a família e amigos e adora uma festa!

Ela me ensinou a ser feliz, batalhadora, justa, a olhar a vida com positividade e lutar pelo que acho certo, calando quando necessário. Me ensinou a conquistar meu lugar no mundo e está sempre me apoiando nas minhas escolhas e desafios.

Me ensinou a apreciar meus irmãos, curtindo a delícia que é tê-los por perto, criando laços de amor para a vida!

Mâe

Amor e brigas

Já briguei muito com ela na adolescência, discutíamos bastante e até hoje às vezes “debatemos opiniões diversas”! Mas hoje eu adoro conversar com ela, poder me abrir, saber que tenho uma melhor amiga pra vida e uma pessoa que me aceita como sou, claro, sendo quase “perfeita” aos olhos dela!

Foi ela quem me ensinou a me posicionar e me deu segurança e liberdade para ser quem sou, explorando o mundo e me arriscando.

Mesmo que ela tenha ficado com o coração na mão, me ensinou a não ser egoísta com os filhos e que ninguém pertence a ninguém. Ela sabe que somos do mundo, apesar de até adoecer aos nos deixar ir. Ela sempre deixou claro que em primeiro lugar está a nossa felicidade.

Ela me ensinou a não me intrometer no que não sou chamada, especialmente em relacionamentos, mas quando for requisitada, ela prefere a verdade, pois sabe que ela cura.

Aprendi com ela que o trabalho faz bem para cabeça e para o desenvolvimento pessoal, e que o desejo de crescimento deve prevalecer diante de qualquer recusa. Me ensinou que ser útil é o melhor remédio para a saúde e o melhor exemplo que se pode deixar.

Me ensinou a ser independente desde pequena, saindo pra me virar sozinha e ganhar o mundo.

Aprendi com ela também a lidar com meus medos e a ver que eles nem sempre são reais.

Mãe

Imparcial e muito leal.

Ela nunca ocultou nossos erros e sempre se preocupou em mostrar a realidade para que tivéssemos respeito pelos outros e nos responsabilizássemos pelos nossas escolhas, enfrentando as consequências delas. Me ensinou a ser digna e forte.

Ela me ensinou a valorizar e a cuidar de quem eu amo, mas sempre me valorizando e amando também!

Aprendi a amar as crianças, a ser simpática e ser carinhosa. Aprendi frases, olhares e jeitos com ela.

Aprendi a viver com amor e alegria cada dia! Aprendi a valorizar meus irmãos e a família através do exemplo dela!

Temos um filminho de quando éramos pequenos e ela está numa poltrona de costas pra câmera, incentivando a gente para fazermos coisas e cantar etc. Acho lindo pois é o retrato de quem ela é! Uma pessoa que nos incentiva a mostrar nosso melhor, a  sermos bons sempre, e ela fica ali, de camarote assistindo e aplaudindo, orgulhosa de nossas conquistas… Como coadjuvante e fã numero 1! É o retrato do amor, do mais profundo e puro amor de mãe.

Dizem que só sendo mãe pra entender a nossa, pra saber o que ela passou. Pode ser, ainda não posso dizer, mas sei que conheço bem o amor incondicional que ela sente. Porque sinto por ela. E também sinto o que ela passou e fez por nós. Porque eu sou completamente disposta a fazer por ela. Tudo.

Obrigada, mamitis! Gratidão por você existir, por ser esse exemplo. Por você ser minha mãe. Por ser da minha família, ter me dado meus irmãos e o papito, nossa família toda. Pela sua vida! Pela pessoa linda que você é.

Por tudo. Te amo até o infinito e além.

Mâe

 

*Texto publicado no site parceiro Maternolatra.com.br.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *