O que você anda evitando?

 “Você está inventando coisas pra evitar o que é importante?” Timothy Ferriss

Sabe aquele dia em que você passa a tarde toda no facebook e se esquece do mundo? Aquele quadro que precisa ser pendurado? Ou aquele projeto que você precisa entregar mas espera a última hora para fazer? Tudo fica para depois porque você tem coisas mais interessantes para fazer, né?

Mas e quando a coisa é realmente a MAIS importante e você demora para começar? Já passou por isso? O que será que te prende e te impede de chegar aonde quer, mesmo sabendo da importância daquilo?

Fazer o que é importante não é fácil, demanda tempo e esforço e nem sempre estamos dispostos a isto. E se você reparar, onde você mais “enrola” (procrastina) é onde você tem mais satisfação depois de ter cumprido a tarefa. É a área que vai te tirar da zona de conforto, fazer você evoluir, te ensinar coisas, e por isso fica tão difícil encará-la. É também a área que mais te traz medos: do desconhecido, do não-saber, de não ter o resultado esperado, de não dar certo, de DAR certo…

O medo e a procrastinação já indicam que é por ali mesmo que você deve ir.

 

Dicas:

Para lidar melhor com esses sabotadores inconscientes e fazer de uma vez por todas o que é preciso, você deve:

1– Identificar todas as vezes que estiver procrastinando. Esta é a parte mais difícil, entender o motivo pelo qual você está evitando encarar a realidade. Que ganho você tem ficando onde está? Por que não quer sair da zona de conforto, o que será que teme perder com isso? Qual medo está por trás disso? Por exemplo, se não vai ao médico, evita saber o resultado dos exames, mas também evita se cuidar!

Evitar

Freepik – Dragana_Gordic

2- Analise o quanto o assunto é importante e o que ele traz de mudanças para sua vida. Crie ideias de como isso pode ser bom para você. Dê significado ao que você precisa fazer!

3- No dia anterior, escreva até 5 prioridades (as coisas importantes) que você tem que fazer no próximo dia. Comece o dia eliminando essas prioridades para criar um dia produtivo. Produzir é criar, fazer o que tem que ser feito, e não se ocupar fazendo coisas inúteis. Olhar o facebook, responder e-mails não é produção, é ocupação!

4- Comece o dia fazendo as coisas mais importantes em vez de deixá-las para o fim! No começo do dia temos mais energia e estamos mais motivados. Ao começarmos pelas coisas mais difíceis, trabalhosas e importantes, nos sentimos mais realizados ao terminar e isso nos motiva para continuarmos nosso dia com força e satisfação!

5- Agrupe as coisas parecidas no mesmo dia ou no mesmo espaço de tempo. Por exemplo, reuniões todas às terças, projetos às quintas, criação de conteúdo às sextas… Isso te permite ser mais produtivo e não desfocar do principal.

6- Evite todas as distrações desnecessárias até conseguir dar conta do que se propôs. Por ex: olhar caixa de mensagens, whats app, facebook.

Analise seu comportamento e pare de se dar desculpas. A quem você está enganando???? Qual a sua desculpa desta vez?

Acredita e vai!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *