O vício nas redes sociais

Quanto você usa as redes sociais?

O que mais tem nos tirado de cena quando temos que estar presente são as redes sociais. Através delas estamos “Online” o tempo todo, mas fora desta vida do lado de cá. Conectados com pessoas à distância, mas desconectados de quem está a um palmo de você.

As redes nos ocupam de maneira constante, não deixando tempo para o tédio e para a reflexão, tão importantes para a criação e o autoconhecimento. Ao contrário, nos afastamos cada vez mais de quem somos para virarmos quem “os outros querem que sejamos”. Estamos sempre dando satisfação, presos aos “likes” e engajamentos. Viramos escravos das redes. Enquanto que no nosso trabalho, nossa produtividade pode cair e sermos prejudicados em função disso.

A desculpa para ficar tanto tempo ligado? “É trabalho. Pre-ci-so responder aos clientes, ficar de olho na campanha…”; “Não perco tempo com elas, só uso quando não estou fazendo nada.” Será???

Não sou contra as redes (olha eu aquiii!) mas sou a favor do EQUILÍBRIO, como em tudo na vida. Antes de ser radical quanto ao uso e o tempo que você gasta com elas, vamos refletir.

Redes sociais

Responda sinceramente às seguintes perguntas: você consegue viver sem postar foto de tudo que faz? Você vive o momento, estando presente? Por que você precisa se atualizar de tudo da vida de todo mundo? Você consegue ficar sozinho, esperando numa fila, no trânsito, num restaurante, sem mexer no celular?? Quanto tempo você fica por dia entretido nas redes sociais? Você dorme e acorda olhando as redes? Tem algo em sua vida que gostaria de mudar? Está satisfeito com o que tem? Você se sente sozinho/a? Você sente algum vazio? Você É e faz realmente TUDO o que posta? Que imagem sua você tem passado através das redes? Por quê? Esse é você mesmo?

 

Para que elas existem?

Há vários motivos para se procurar as redes: queremos encontrar pessoas, fazer amizades, aprofundar as que já temos, interagir… Elas tem a parte boa!!! Mas temos que nos atentar para ver se por trás disso não há outras razões que nos seguram lá: fugir da realidade, passar o tempo, usar como proteção contra timidez e vergonha, evitar fazer o que precisa (procrastinar), exercer papeis diferentes do real, realizar sonhos, até curar sua carência por amizades e afeto. Por que você usa as redes? Não deixe que elas te usem.

O excesso nas redes nos faz mal não só por tomarem um tempo que não volta, não nos deixando curtir o momento, mas também, porque pode nos alienar, influenciar em como nos sentimos e incitar comparações e competições pouco saudáveis. Esteja presente!

Acredita e vai!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *