Reconhecimento e aprovação

Reconhecimento

A busca por reconhecimento te distancia de quem você é.

Todos nós queremos nos sentir queridos, valorizados e amados. É comum em algumas fases da vida buscarmos reconhecimento e acolhimento social para nos sentirmos pertencentes a um grupo e reforçarmos nossa autoestima. Desde pequenos precisamos do olhar alheio para nos direcionar, muitas vezes.

Reconhecimento é “conhecer de novo”, é reforçar o que já sabemos sobre nós e validar nossas percepções e autoconhecimento. O reconhecimento do outro pelo nosso esforço, atitudes, resultados e pela pessoa que somos, vem para dar uma esquentada no coração e aumentada no ego, e nos traz uma certeza que estamos no caminho certo!

Faz bem e é necessário saber que temos importância. O problema é o excesso e a carência por este tipo de coisa: a constante busca por reconhecimento alheio, por likes, por elogios… Reconhecimento também tem a ver com aprovação, com o outro aceitar, aprovar e admirar o que você fez ou quem você é.

 

Busca sem fim…

A busca incessante por reconhecimento externo geralmente é um indício de autoestima baixa, de falta de amor próprio, falta de segurança e autoconfiança. Quando buscamos fora é porque falta dentro. Falta em nós esta aprovação, esta segurança e o sentimento de valorização. E quanto mais nos preocupamos com esse reconhecimento, mais nos distanciamos da nossa verdade, de quem já somos, pois ficamos presos à resposta do outro para sermos ou não nós mesmos; ficamos dependendo do outro para nos guiar e, desta forma, nos perdemos.

Quem está seguro do que faz e do que é, não precisa do aval do outro para ser feliz. Nem para confirmar o que sente. Nem se incomoda com o que os outros pensam. Quem sabe seu valor se reconhece. 😉

Comece a reparar quando sentir essa necessidade de aprovação e de reconhecimento externos. Como andam sua autoestima e sua segurança? Você está sendo autêntico ou está tentando agradar os outros para ter um reconhecimento do seu valor? Quanto você depende de reconhecimento alheio para agir e fazer suas escolhas? Por quê? O que falta aí dentro?

Reconhecimento pode servir de comparação, mas não de base para vivermos e sermos felizes. Acredite, você é merecedor de todo amor do mundo, e não precisa de provas para isso!!

Acredita e vai!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *