Seus problemas não são você. Você é mais do que isso.
Já reparou que quando estamos com algum problema não conseguimos pensar em outra coisa, nem focar nas coisas boas e ficamos pensando até resolvê-lo?
E assim, cada problema acaba tornando-se nossa realidade e tomando conta da nossa vida. Muitas vezes nos identificamos com ele, achando que ele representa quem somos. E ficamos procurando razões para justificar as coisas e provar que causamos aquilo, pois estava relacionado conosco. “Aconteceu isso porque eu SOU assim…” “Sou assim, e fiz isso.” Cuidado com esta armadilha. Você não é o problema. Ele não é você. Você não se resume a ele, mas a inúmeras outras coisas que ficaram esquecidas por causa dele.
Você é também todos os papeis que exerce nas áreas de sua vida com todas as suas características que te fazem único e especial. Não deixe que ele acoberte isto e nem que te defina.
O problema é apenas uma PARTE da sua vida que te ajuda a evoluir. Você pode deixá-lo de lado para mexer com ele quando preciso. É uma questão de disciplinar a mente. Não é fácil nem difícil de fazer, é um treino.
Se conseguirmos deixar de pensar nos problemas por uns minutos ou dias, conseguimos dois efeitos:
1- nos distanciarmos deles ao ponto de enxergá-los de outra forma, o que facilita o contato com nossa intuição e uma melhora no processamento dos dados, que junto com o maior tempo de amadurecimento das ideias pode possibilitar uma possível solução;
2- conseguimos nos voltar às coisas que ocorrem à nossa volta e que perdemos quando estamos mergulhados nos desafios apresentados. E assim, conseguimos estar presentes e aproveitar muito mais a vida, integrando todas as nossas outras partes, e nos distraindo dos problemas, o que facilita o processo do item 1.
Quando a mente descansa, ela consegue limpar e organizar melhor os pensamentos do dia, o que ajuda a trazer melhores ideias e soluções. Saber que temos uma vida além dos problemas ajuda a redimensionarmos as situações e a priorizarmos o que realmente tem valor.
Acredita e vai.