Você tem usado a sua?
Sabemos que ter um QI alto não é o mais importante e nem garante sucesso se a pessoa não souber se relacionar e lidar com os sentimentos alheios e os seus próprios (tendo um bom QE – nível de inteligência emocional).
Inteligência Emocional é a “inteligência social”, inata ou aprendida, que nos ajuda a lidar com os desafios diários. Quem tem inteligência emocional “boa” sabe controlar bem os impulsos, direcionar as emoções para situações adequadas, sabe motivar as pessoas e entendê-las, consegue se relacionar bem com os outros e pratica a gratidão.
A IE é dividida em 5 áreas de habilidades:
1. Autoconhecimento Emocional – quando você consegue reconhecer e nomear um sentimento enquanto ele ocorre. Você entende o que desencadeia esta emoção e como se sente exatamente. É mais autoconsciente daquilo que te acontece.
2. Controle Emocional – Você sabe como lidar com a emoção de forma adequada e aceitável em cada situação. Sabe como dominá-las, transformando-as em algo positivo. Consegue se expressar de forma assertiva, se posicionando sem ofender nem agredir ninguém, respeitando seus limites. Lida bem com aquilo que não controla e suporta bem o stress, com otimismo. Toma decisões com objetividade e clareza.
3. Automotivação – não espera a motivação vir de fora, se responsabiliza em criá-la, pois sabe bem o que te impulsiona. Consegue controlar suas expectativas e emoções diante dos objetivos e sonhos, assim como a frustração, superando os desafios.
Essas 3 primeiras são inteligências intrapessoais, pois são voltadas para si mesmo. As 2 seguintes são interpessoais pois relacionam você e o outro – pessoas diferentes!
4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas – Empatia. Você percebe o que o outro sente e o entende. Não sente a necessidade de julgá-lo, defender suas opiniões ou dar conselhos. Sabe acolher e ouvir o outro.
5. Habilidade em relacionamentos interpessoais – É a capacidade de se relacionar bem, que engloba um pouco das anteriores. Você entende o ponto de vista e os sentimentos alheios, e ajuda o outro a lidar com suas emoções de forma adequada e positiva. Cria relacionamentos mutuamente satisfatórios, colaborativos, e convive em harmonia com todos, trazendo equilíbrio e bem estar. Você sabe ouvir, compartilhar, colaborar, se colocando como parceiro e nunca como superior. Você consegue ler o que motiva as pessoas, como trabalham e como cooperar com elas.
Conhecer um pouco de cada habilidade nos dá uma ideia de como estamos nos saindo em relação a elas. Sempre há tempo de desenvolvermos mais nossa inteligência emocional. Como anda a sua?
Acredita e vai.