Sobre ser resiliente

ResilienteResiliência é a capacidade de se “adaptar” bem às adversidades.

Sabe aquele filme de ação em que o mocinho leva um tiro, capota o carro, sai se arrastando machucado, foge de bandidos, focado em atingir seu objetivo e ir até o fim? Resiliência é mais ou menos isso! É a capacidade de se reerguer, prosseguir e se adaptar às situações estressantes, mantendo a saúde e o equilíbrio mental. É o “enverga mas não quebra”. É uma resposta às situações; é a capacidade de aprender e amadurecer com as adversidades da vida, se reinventando a cada problema.

Para conseguir ser resiliente é necessário ter um grande estímulo interno, uma grande razão para lutar e enfrentar a vida.

A pessoa resiliente tem consciência de que não pode mudar o que aconteceu, mas pode mudar seu modo de ver e de reagir à situação. Normalmente, é uma pessoa que consegue achar um ponto positivo em todos os momentos, reinterpretando os eventos. Enfrenta tudo de forma ativa e direta, sem se esconder nem fugir daquilo que lhe perturba. É quem tem mais confiança em si e na vida, e que consegue ser flexível em seus pontos de vista, analisando a realidade e aceitando-a como é.

O grau de resiliência de cada um vem devido à capacidade de tolerar frustrações e de administrar as emoções e impulsos.  Influenciam também: o modo de encarar a vida, a empatia, os componentes genéticos, culturais e religiosos.

Para desenvolvê-la, é importante acreditar em sua capacidade de superação. Ter criatividade, pensamento analítico, ser persistente, proativo, se autorresponsabilizar pela suas escolhas, ter capacidade de adaptação às mudanças, ter otimismo, clareza de ações a seguir, compreender e tolerar as diferenças, e conseguir delegar e pedir ajuda.

Quanto menos resiliente, mais chances tem de ser impactado negativamente em situações estressantes. Você pode ficar deprimido, ter síndrome de pânico, sofrer demais com o que vem, e paralisar.

Todos podemos desenvolver mais resiliência ao longo da vida a qualquer momento, de acordo com nossas estruturas internas e externas. Apoio e acolhimento ajudam muito a se reerguer!

Acredita e vai!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *