O que você passou na infância não precisa definir sua vida.
A infância é o período da vida onde mais aprendemos e até os 7 anos temos nossa personalidade definida. O que acontece na infância (e às vezes na adolescência) influencia como seremos. Mas não é algo que determina nossos destinos.
É verdade que as coisas ouvidas e sentidas nesta época ficam guardadas no inconsciente e guiam nossas escolhas. Exemplo: frases, jeito que nos tratavam ou o sentimento de rejeição ou exclusão por parte de familiares.
Muitas vezes, acabamos repetindo pra nós mesmos o que ouvíamos e “cumprindo” o papel que nos colocavam. “Sou gorda mesmo… não sou digna de amor, etc…”. E refazemos os padrões aprendidos, por exemplo: “para me amarem, preciso sofrer!”.
Isto tudo acaba fazendo parte do que acreditamos ser a “verdade única da vida” e vira nossa crença. Mas podemos acabar com isso e nos libertar deste processo através do autoconhecimento. Além disso, sempre teremos a possibilidade de mudar nossas vidas.
Nada é justificativa para ficarmos num mau casamento, num emprego que nos faz sofrer, para nos sabotarmos ou termos atitudes antissociais (roubar, matar, traficar, mentir). Só há uma pessoa que te prende ao passado e às condições que te impedem de ser feliz e livre, fazendo diferente: você mesmo!
Acredita e vai.