“Dúvida é ausência de confiança.” – Iyanla Vanzant
Falta de confiança na vida e em você. Falta acreditar que a vida está te dando o que você precisa para evoluir e que você tem a capacidade para enfrentar isso. Falta confiar que qualquer caminho que você esteja seguindo é o seu melhor, e que, olhar para os outros caminhos, para o passado, ou para o que perdeu, só vai te tirar energia e trazer mais dúvidas.
Quando você confia, você sente em seu coração e a dúvida não se instala. No fundo, você sabe. Não é possível duvidar e confiar em algo ao mesmo tempo. “Acredito que vou conseguir a vaga de emprego. Mas será?!” Ao confiar, você aceita a verdade sem questionar, pois está no fluxo da vida. Você confia nela.
A dúvida vem quando nos apegamos aos resultados que queremos e só conseguimos enxergá-los, sem acharmos outras alternativas. Ficamos presos ao que achamos que é o melhor e, ao mesmo tempo, tememos estar errados. Aí cresce a dúvida em nossas escolhas e se iremos conseguir chegar aonde queremos.
Para fugir dela ou amenizá-la, queremos controlar e saber de tudo. Ficamos focados em nosso objetivo e nos fechamos dentro de nosso mundo “ideal”, mas como o mundo real é diferente, achamos que nossos planos deram errado e o medo aparece. E com ele, a preocupação para tentar organizar a bagunça e controlar mais as coisas.
Percebeu como ela te drena as energias, e é a porta de entrada para o desequilíbrio e confusão mental? Ela é perigosa pois contamina nossa autoestima e nos faz questionarmos o nosso merecimento.
Como lidar?
Para lidar com a dúvida é necessário muita paciência consigo mesma, entender que nunca conseguiremos saber nem controlar tudo, e que toda escolha envolve uma perda e um ganho.
Talvez você tenha que fazer uma lista mental das escolhas para entender o que perde e o que ganha e conseguir ver do que você consegue abrir mão, sabendo que “deixar algo de lado agora” não significa necessariamente perdê-lo para sempre. E perder não é tão ruim quanto parece! Melhor perder do que nem ganhar pelo medo de escolher.
Ouça o que sua dúvida lhe diz: será que você duvida porque nem é o que você quer? Confie mais na sua intuição, confie na vida. Tem coisas que você só saberá escolhendo.
Acredita e vai.