Você está sobrecarregado?

Está difícil?

Você sente como se tivesse levando todo peso do mundo nas costas, como se só você desse conta de tudo que tem a fazer, mas ao mesmo tempo, tem medo de não conseguir? Se sente sozinho/a no meio de tanta obrigação e pouco lazer?

Qualquer que seja sua situação, há algumas coisas em comum a todos que passam pelo mesmo estágio que você.

Em primeiro lugar, você pre-ci-sa de ajuda! E você precisa se ajudar também!

 

Dicas:

1- Tire da cabeça: faça uma lista de todas as suas tarefas e pendências. Corte o que der. Priorize: o mais importante deve ser feito primeiro. E faça UMA coisa de cada vez.

2- Veja que tarefas pequenas, simples, você pode delegar e dividir com alguém sem precisar refazer depois. Se não consegue, está na hora de pensar porque não confia em ninguém e porque precisa ter o controle de tudo.

3- Aprenda a dizer NÃO, a escolher seus compromissos, a identificar seus sentimentos e respeitá-los. Tenha coragem para negar às pessoas coisas que te atrapalharam e que você não está a fim de fazer, caso contrário, você estará se maltratando e negando para si uma qualidade de vida melhor.

4- Quando sobrecarregado/a, o corpo começa a adoecer de stress: falta de ar, falta de sono, irritabilidade ou tristeza, etc. Para ajudar a equilibrar o corpo e a mente, faça uma coisa que te alegre por dia e tente fazer algo físico que tenha mais a ver com você (dançar, andar, ginástica). Faça disso um lazer, não uma obrigação.

Sobrecarregado

Freepik – creativeart

E mais…

5- Crie o hábito de meditar e parar uns minutinhos por dia para ouvir sua respiração, olhando para dentro e se conectando consigo mesmo/a. Se não conseguir, apenas respire fundo 5x ao longo do dia ou fique um minuto em silêncio 3x ao dia.

6- Crie um escape: levante a cada 30 min da mesa de trabalho e dê uma volta, converse com alguém, distraia-se para que a mente relaxe e volte com mais energia.

7- Tome bastante água ao longo do dia para ajudar a energizar mente e corpo.

8- Faça alongamentos sentado ou em pé para despertar seu corpo, também.

9- Deixe sua mesa de trabalho e sua casa sempre organizadas, pois isso economiza energia e facilita sua vida no dia-a-dia.

10- Tente sempre redimensionar os problemas: ache o lado bom deles e torne-os mais leves. Agradeça por conseguir resolvê-los, mesmo que demore.

11- Confie na sua capacidade de lidar com a situação que vem. Mas não hesite em pedir ajuda e diminuir o passo. A vida é curta e a saúde é o mais importante nisso tudo. E a felicidade também! Procure a sua em cada coisa!

Acredita e vai!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *